segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O Clube dos Anjos | Luís Fernando Verissimo

Usar daquele velho ditado que diz que o peixe morre pela boca para definir esse livro não é nenhum pouco exagerado. Integrando a coleção Plenos Pecados, da Editora Objetiva, O Clube dos Anjos tem como tema nada mais nada menos que a gula, sem dúvida o pecado mais saboroso entre todos os sete capitais.
Deliciosamente narrado por Luís Fernando Verissimo, um dos melhores – senão o melhor – escritor brasileiro contemporâneo, essa obra gastronômico-literária faz uma apetitosa mistura entre suspense, comédia e aventura, ao contar a história de um grupo de dez amigos que se reúne mensalmente há muitos anos, para celebrar a arte de bem comer. Porém, no dia seguinte ao do primeiro jantar feito por um misterioso cheff chamado Lucídio, Abel morre por circunstâncias misteriosas, justamente ele que, por tanto ter gostado do prato feito pelo cozinheiro, quis comer a última porção. A dúvida paira pelo ar entre os nove: teria Abel morrido envenenado?
A morte do amigo não é motivo para pararem com os encontros, e no mês seguinte, mais um jantar promovido por Lucídio e mais uma morte. No outro mês, o episódio se repete. Mas diante de tantas coincidências entre jantares e mortes, não seria o mais aceitável que os encontros fossem cessados? Seria, mas não para o grupo, que de certa forma sente um prazer ainda maior em saborear os pratos apimentados com um iminente medo de morrer. A comida, de algum modo, ficaria mais saborosa por causa da incerteza mórbida da última refeição: será que amanhã eu vou amanhecer vivo?
Sem dúvida, O Clube dos Anjos vai te prender, e não vai ser pelo estômago. As linhas carregadas de mistério, bom humor e suspense só vêm a confirmar a genialidade de Verissimo, que tece muito bem essa teia de enigmas, que vai levar a um final surpreendente. E então, vai uma boquinha aí?

O Clube dos Anjos, Luís Fernando Verissimo, Editora Objetiva, 1998, 130 páginas.




Frases Marcantes do livro Marley & Eu

"Poderíamos ter comprado um pequeno iate com o que nós gastamos com o nosso cachorro e tudo que ele destruiu. Mas, me pergunto: quantos iates ficam esperando junto a porta o dia inteiro até você voltar? Quantos vivem esperando a chance de subir no seu colo ou descer a colina com você em um tobogã, lambendo o seu rosto?" (pág. 235)

"Talvez ele detivesse o segredo da boa vida, nunca se deter, nunca olhar para trás, viver cada dia com impulso, vivacidade, curiosidade e disposição adolescente. Se pensarmos que somos jovens, então talvez o sejamos, não importa o que diga o passar dos anos."(pág.200)

"Ele me lembrou que cada um de nós tem apenas uma chance para conquistar a medalha de ouro, sem replay." 

"Na solidão da escuridão, quase consegui sentir a finitude da vida e sua preciosidade. Não damos valor, mas ela é frágil, precária, incerta, capaz de terminar a qualquer momento, sem aviso." (pág. 271)

"Cada dia, cada hora e cada minuto merecem ser apreciados." (pág. 271)

"Um cão não se importa se você é rico ou pobre, educado ou analfabeto, inteligente ou burro. Se você lhe der seu coração, ele lhe dará o dele. É realmente muito simples, mas, mesmo assim, nós humanos, tão sábios e sofisticados, sempre tivemos problemas para descobrir o que realmente importa ou não." (pág.292)

"Você sempre esteve ao meu lado quano precisei de você. Na vida e na morte, sempre vou amar você." (pág. 287)
                                                                                                                                                                                                                                                                                         (Marley & Eu)

Completamos 100 mil visitas | A meta agora é 1 Milhão!

















Olá pessoal, como muitos devem saber, ontem nós atingimos a marca de 100 mil visitas
(e olha que o blog só está sendo realmente atualizado a mais ou menos duas semanas).
Quero agradecer a cada um de vocês, visitantes assíduos por essa ótima marca em
tão pouco tempo. Estou muito, muito feliz mesmo.
Pelo rápido e constante crescimento do blog, creio que dentro de 5 meses atinjamos
A marca de um 1.000.000 de visitas. Sim, isso mesmo, 1 MILHÃO! Mas se vocês
colaborarem, divulgando nosso blog pelo twitter, comunidades do orkut, facebook,
Tumblr  etc… podemos atingir essa marca em 2 meses e meio. E pra comemorar faremos
Um mega sorteio com 10 livros incríveis! Chance pra todo mundo!
Então não percam tempo, quanto mais vocês acessarem e divulgarem o LF, mais rápido
Faremos a mega promoção #LF1milhão. Boa sorte pra nós. Vamos nessa!

domingo, 27 de fevereiro de 2011

As Mulheres do topo da árvore



As Melhores Mulheres pertencem aos homens mais atrevidos.

Mulheres são como maçãs em árvores.
As melhores estão no topo.
Os homens não querem alcançar essas boas, 
porque eles têm medo de cair e se machucar. 
Preferem pegar as maçãs podres que ficam no chão,
que não são boas como as do topo,
mas são fáceis de se conseguir.

Assim as maçãs no topo pensam que algo está errado com elas,
quando na verdade, ELES estão errados...

Elas têm que esperar um pouco para o homem certo chegar, 
aquele que é valente o bastante para escalar até o topo da árvore.


(Supostamente escrito por Machado de Assis)



Vou-me embora desta casa! | Moacyr Scliar


Existe alguma coisa pior do que ter quatro anos e brigar com o pai?

(Existe: é ser pai e brigar com o filho de quatro anos. Mas isto a criança só descobre depois de muitos anos.

Para um garoto de quatro anos, brigar com o pai, ou com a mãe, significa romper com o mundo. Uma ruptura aliás freqüente, porque há poucas coisas que um guri goste mais de fazer do que brigar. Ele briga porque quer comer e porque não quer comer; porque quer se vestir ou porque não quer se vestir; e porque não quer tomar banho, não quer dormir, não quer juntar as coisas que deixou espalhadas pelo chão. E porque quer uma lancha com pilhas, e uma bicicleta, e uma nave espacial _ de verdade. Todas estas coisas geram bate-boca, ao final do qual o garoto diz, ultrajado:

- Ah, é? Pois então...

Pois então o quê? Um país pode ameaçar outro com mísseis, ou com marines, ou com bloqueio; um adulto diz que vai quebrar a cara do inimigo; mas, um garoto, pode ameaçar com quê? Com o único trunfo que eles têm:

- Eu vou-me embora desta casa!

Ao que, invariavelmente, os pais respondem: vai, vai de uma vez. Ué, mas não seria o caso deles suplicarem, não meu filho, não vai, não abandona teus velhos pais? Meio incrédulo, o guri repete:

- Olha que eu vou, hein?

Vai, é a dura resposta. E aí o menino não tem outro jeito: para salvar sua honra (e como têm honra, os garotos de quatro anos!) ele tem de partir. Começa arrumando a mala: numa sacola de plástico, ele coloca os objetos mais necessários: um revólver de plástico, os homenzinhos do Playmobil (aos quatros anos, o Kit de sobrevivência é notavelmente restrito).

Enquanto isto, os pais estão jantando, ou vendo TV, aparentemente indiferentes ao grande passo que vai ser dado. O que só reforça a disposição do filho pródigo em potencial: esses aí não me merecem, eu vou-me embora mesmo.

Mas, para onde? para onde, José? Manuel Bandeira podia ir para Pasárgada, onde era amigo do rei; aos quatro anos, contudo, a relação com a realeza é muito remota. O guri abre a porta da rua (essas coisas
são mais dramáticas em casa do que em apartamentos); olha para fora; está escuro, está frio, chove. Ele hesita; está agora em território de ninguém, tão diminuto quanto o é a sua independência. Ir ou não ir? Nem Hamlet viveu dilema tão cruel. Lá de dentro vem um grito:

- Fecha essa porta que está frio!

Esta é a linha dura (pai ou mãe). Mas sempre há um mediador - pai ou mãe - que negocia um recuo honroso:

- Está bem, vem para dentro. Vamos esquecer tudo!

O garoto resiste, com toda a bravura que ainda lhe resta. Por fim, ele volta, mas sob condições: quando o pai for ao Centro, ele trará um trem elétrico, desde que não seja muito caro, naturalmente. A paz enfim alcançada, o garoto volta para dentro. Até a próxima briga. Quando, então:

- Eu vou-me embora desta casa!

Foi nessa madrugada que Moacyr Scliar foi embora, deixou todos nós um pouco órfãos. Órfãos de suas palavras, de seu caráter, de seu magnífico talento. Autor de mais de setenta livros, imortal da Academia Brasileira de Letras e cronista dos principais jornais do país. Nossa singela homenagem e a solidariedade à família Scliar.

Postagem de Vinícius Dill S.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Os excluídos | Martha Medeiros


Ao contrário do que o título desta crônica possa sugerir, não vou falar sobre aqueles que vivem à margem da sociedade, sem trabalho, sem estudo e sem comida. Quero fazer uma homenagem aos excluídos emocionais, os que vivem sem alguém para dar as mãos no cinema, os que vivem sem alguém para telefonar no final do dia, os que vivem sem alguém com quem enroscar os pés embaixo do cobertor. São igualmente famintos, carentes de um toque no cabelo, de um olhar admirado, de um beijo longo, sem pressa pra acabar.
A maioria deles são solteiros, os sem-namorado. Os que não têm com quem dividir a conta, não têm com quem dividir os problemas, com quem viajar no final de semana. É impossível ser feliz sozinho? Não, é muito possível, se isso é um desejo genuíno, uma vontade real, uma escolha. Mas se é uma fatalidade ao avesso - o amor esqueceu de acontecer - aí não tem jeito: faz falta um ombro, faz falta um corpo.
E há aqueles que têm amante, marido, esposa, rolo, caso, ficante, namorado, e ainda assim é um excluído. Porque já ultrapassou a fronteira da excitação inicial, entrou pra zona de rebaixamento, onde todos os dias são iguais, todos os abraços, banais, todas as cenas, previsíveis. Não são infelizes e nem se sentem abandonados. Eles possuem um relacionamento constante, alguém para acompanhá-los nas reuniões familiares, alguém para apresentar para o patrão nas festas da empresa. Eles não estão sós, tecnicamente falando. Mas a expulsão do mundo dos apaixonados se deu há muito. Perderam a carteirinha de sócios. Não são mais bem-vindos ao clube.
Como é que se sabe que é um excluído? Vejamos: você passa por um casal que está se beijando na rua - não um beijinho qualquer, mas um beijo indecente como tem que ser, que torna tudo em volta irrelevante - você inclusive. Se lhe bate uma saudade de um tempo que parece ter sido vivido antes de Cristo, se você sente uma fisgada na virilha e tem a impressão que um beijo assim é algo que jamais se repetirá em sua vida, se de certa forma este beijo que você assistiu lhe parece um ato de violência - porque lhe dói - então você está fora de combate, é um excluído.
A boa notícia: você não é um sem trabalho, sem estudo e sem comida - é apenas um sem-paixão. Sua exclusão pode ser temporária, não precisa ser fatal. Menos ponderação, menos acomodação, e olha só você atualizando sua carteirinha. O clube segue de portas abertas.
(Martha Medeiros)

Ken Follet | Os Pilares da Terra


Ao começar a resenha de “Os Pilares da Terra”, fiquei pensando por qual tópico iniciaria meus comentários...bom, decidi pelo aspecto mais interessante de qualquer obra de Ken Follett: A sua impressionante capacidade de remeter o leitor exatamente pro período histórico que ele deseja. Na citada obra, comprova-se uma famosa frase citada por ele, quando perguntado sobre “o gosto por escrever livros de entretenimento”, onde o mesmo respondeu: “O principal desafio para um escritor de ficção, é criar um mundo imaginário e então arrastar o leitor para lá. E é isso que eu gosto de fazer”. E foi exatamente o que aconteceu comigo quando li “Os Pilares da Terra”.
A história se passa no interior da Inglaterra do século XII, durante a construção de uma catedral gótica e os vários personagens envolvidos direta e indiretamente na construção da mesma. Durante essa construção (que dura duas gerações), personagens encontram-se (e desencontram-se) numa história repleta de acontecimentos que, se não fosse a documentação histórica de fatos ocorridos naquela época para mostrar veracidade, poderiam nos parecer inverossímeis.
 Miséria, perseguições da igreja, estupro, luta pela sobrevivência, bruxaria, ódio, vingança, desejo, erotismo, paixão e amor, são alguns poucos ingredientes que preenchem essa grandiosa narrativa. É um daqueles livros que, quando estamos lendo, contraímos o rosto, de acordo com a situação que está ocorrendo na página. E quando não o estamos lendo, ele nos ocupa os recônditos da memória. Isso porque, diferentemente de outras obras, em “Os Pilares da Terra”, nos envolvemos na história como um “todo”, não somente na expectativa de descobrir um “final”, mas sim de querer saber sempre mais, de um meio, que conduz a um BELÍSSIMO fim. Um livro que está longe de possuir um ritmo a la “O Código da Vinci”, pois sua magnitude está  justamente em conduzir o leitor, pelas mãos, a um tempo e um lugar impressionantes. E o que se tira disso tudo????
Basta ler para saber....

“Os Pilares da Terra” – Follett, Ken – Editora Rocco

Resenha por Flávia Pires

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

As Melhores Frases de Caio Fernando Abreu


"Não importa quanto vai durar - é infinito agora."
                                                     —














"Cuide, cultive, queira o bem. O resto vem!"
                                   













"Está ficando tarde, e eu tenho medo de ter
desaprendido o jeito. É muito difícil ficar adulto."
                                  


















“Talvez o tempo traga uma pessoa especial.”
                                — 

                            












"Você lê e sofre. Você lê e ri. Você lê e engasga. 
Você lê e tem arrepios. Você lê, e a sua vida vai 
     se misturando no que está sendo lido."
                                             —



"Mudei muito, e não preciso que acreditem na
  minha mudança para que eu tenha mudado."
                                


                               












"Depois de todas as tempestades e naufrágios o que fica
 de mim e em mim é cada vez mais essencial e verdadeiro."
                                                      — 





"Sinto uma falta absurda de você.
Ficou um vazio que ninguém (pre)enche.
E penso e repenso e trepenso em você."
                             — 














..."No que depender de mim, me recuso a ser infeliz!"

                                     — 


        















         "Jogue pro alto, se voltar é seu."
                                 — 














"Venha quando quiser, ligue, chame, escreva - tem espaço
     na casa e no coração, só não se perca de mim."
                                      — 















"Tinha esquecido o perigo que é colocar o seu coração 
nas mãos do outro e dizer: toma, faz o que quiser."

                                  






















"Se amanhã o que eu sonhei não for bem aquilo, eu tiro 
um arco-íris da cartola. E refaço. Colo. Pinto e bordo."

                                  





















               "Fui ser feliz, e não volto!"


quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Promoção | Harry Potter em Inglês



















Já pensou em ter os livros de Harry Potter no idioma em que foram
originalmente escritos? 
Pois agora você terá essa oportunidade!
Isso mesmo, o vencedor da nossa nova promoção poderá escolher 
qualquer um dos livros de Harry Potter em inglês, inclusive
"Os Contos de Beedle, O Bardo" (O livro, que aparece em Harry Potter 
e as Relíquias da Morte como um presente de Dumbledore para Hermione).
Pra participar é muito fácil. Basta seguir os perfis @Literatuitando 
e @Accio_News, comentar nesse site: http://accionews.com.br 
e retuitar as mensagens que contenham esse link: http://migre.me/3WtWe.
O sorteio será feito pelo site sorteie.me  no dia  10 de Março.

Ter um exemplar de HP do jeitinho que a JK escreveu seria o máximo não? 
Então está esperando o que? Corre lá participar e boa sorte!




Promoção Encerrada


O vencedor foi: @AmericanoIdiota - confiram aqui: http://sorteie.me/1Ftw1y

Soneto de Luz e Treva | Vinicius de Moraes

Eu sempre pensei que casais fossem bons exemplos de pessoas que combinassem quase que perfeitamente em tudo. Aliás, ao meu ver, um possível "pré-requisito" para haver um casal seria exatamente esse: muitas coisas em comum, verdadeiras almas gêmeas que se encontraram quase sem querer. Mas o que dizer quando nos deparamos com pessoas tão diferentes, mas tão diferentes que se amam enlouquecidamente?
Vinicius de Moraes tentou entender como isso acontece. Seria algo físico, do tipo "os opostos se atraem"? Não sei. Acho que nem o poeta sabe! Confiram:


 
SONETO DE LUZ E TREVA

Ela tem uma graça de pantera
no andar bem comportado de menina
no molejo em que vem sempre se espera
que de repente ela lhe salte em cima

Mas súbito renega a bela e a fera
prende o cabelo, vai para a cozinha
e de um ovo estrelado na panela
ela com clara e gema faz o dia

Ela é de Capricórnio, eu sou de Libra
eu sou o Oxalá velho, ela é Inhansã
a mim me enerva o ardor com que ela vibra

E que a motiva desde de manhã.
-- Como é que pode, digo-me com espanto
a luz e a treva se quererem tanto...


(Vinícius de Moraes)

Você conhece algum casal assim? Ou então, você forma um casal um tanto fora dos padrões? Conte-nos através dos comentários, de forma anônima, se preferir. Aguardaremos ansiosos. ;-D

(Texto de Vinícius Dill S., retirado daqui.)


quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Filtro Solar | Mary Schmich

Se eu pudesse dar só um conselho em relação ao futuro eu diria : "use filtro solar."
Os benefícios a longo prazo do uso do filtro solar foram cientificamente provados.
Os demais conselhos que dou baseiam se unicamente em minha própria experiência... 

Eis aqui um conselho: 
Desfrute do poder e da beleza da sua juventude.
Ah, esqueça. Você só vai compreender o poder e a beleza da sua juventude quando já tiverem desaparecido.
Mas acredite em mim. Dentro de vinte anos, você olhará suas fotos e compreenderá, de um jeito que não pode compreender  agora, quantas oportunidades se abriram para você. Era realmente fabuloso
Você não é tão gordo quanto imagina.
Não se preocupe com o futuro.
Ou se preocupe, se quiser, sabendo que a preocupação é tão eficaz quanto mascar chiclete pra tentar resolver uma equação álgebra.

E quase certo que os problemas que realmente têm importância em sua vida são aqueles que nunca passaram por sua mente, tipo aqueles que tomam conta de você às 4 da tarde em alguma terça-feira ociosa. 

Todos os dias faça alguma coisa que seja assustadora.


Cante... 
Não trate os sentimentos alheios de forma irresponsável.
Não tolere aqueles que agem de forma irresponsável em relação a você. 

Relaxe... 
Não perca tempo com a inveja. 
Algumas vezes você ganha, algumas vezes perde.
A corrida é longa e, no final tem que contar só com você.
Lembre se dos elogios que recebe.
Esqueça os insultos...
Guarde suas cartas de amor. 
Jogue fora seu velhos extratos bancários. 

Estique-se... 
Caminhe... 
Não tenha sentimento de culpa se não sabe muito bem o que quer da vida.
As pessoas mais interessantes que eu conheço não tinham, aos 22 anos, nenhuma idéia do que fariam na vida. 
Algumas pessoas interessantes de 40 anos que conheço ainda não sabem.
Tome bastante cálcio.
Seja gentil com seus joelhos. Você sentira falta deles quando não funcionarem mais.
Talvez você se case, talvez não.
Talvez tenha filhos, talvez não.
Talvez se divorcie aos quarenta.
Talvez dance uma valsinha quando fizer 75 anos de casamento.
O que quer que faça.
Não se orgulhe demais nem se critique demais.... 
Todas as suas escolhas tem 50% de chance de dar certo, como as escolhas de todos os demais... 
Curta seu corpo da maneira que puder. 
Não tenha medo dele ou do que as pessoas pensam dele. Ele é seu maior instrumento.

Dance... 
Mesmo que o único lugar que você tenha pra dançar seja sua sala de estar.

Leia as instruções, mesmo que não vá segui-las depois.
Não leia revistas de beleza, elas só vão fazer você se achar feio


Dedique-se a conhecer seus pais.
É impossível prever quando eles terão ido embora de vez... 
Seja agradável com seus irmãos...
Eles são seu melhor vínculo com seu passado e aqueles que, no futuro, provavelmente nunca te deixarão na mão... 
Entenda que amigos vem e vão.... 
Mas que há um punhado deles, preciosos, que você tem que guardar com carinho... 
Trabalhe duro para transpor os obstáculos geográficos da vida, porque quanto mais você envelhece tanto mais você precisa das pessoas que conheceu na juventude.
More uma vez em Nova York mas mude-se antes de endurecer...
More no Norte da Califórnia, mas mude-se antes de amolecer.

Viaje... 
Aceite verdades eternas. 
Os preços sempre vão subir. 
Os políticos vão saracutear. 
Você também vai envelhecer, e quando envelhecer vai fantasiar que quando era jovem os preços eram acessíveis.
Os políticos eram decentes e as crianças respeitavam os mais velhos;

Respeite as pessoas mais velhas.
Não espere apoio de ninguém... 
Talvez você tenha uma boa aposentadoria. 
Talvez você tenha um cônjuge rico. 
Mas nunca se sabe quando um ou outro podem desaparecer. 
Não mexa muito em seu cabelo. Senão, quando fizer 40 anos terá aparência de 85. 
Tenha cuidado com as pessoas que te dão conselhos, mas seja pacientes com elas. 
Conselho é uma forma de nostalgia... 
Dar conselho é uma forma de resgatar o passado na lata do lixo, limpá-lo, esconder as partes feias e reciclá-lo por mais do que vale.

Mas no filtro solar... Acredite.
  —


Curiosidade: Mary Schmich é uma colunista do Chicago Tribune. Escreveu em sua coluna no ano de 1997 o famoso texto Wear Sunscreen (Filtro Solar). O Texto ficou tão famoso que foi produzido pelo cineasta australiano Baz Luhrmann. Narrado pelo dublador australiano Lee Perry, e usando um sample de "Everybody's Free", da cantora africana Rozalla (com o refrão cantado por Quindon Tarver) - canção que Luhrmann usou em seu filme Romeo + Juliet - a canção foi sucesso internacional, chegando ao primeiro lugar no Reino Unido e Irlanda. No mesmo ano a agência de publicidade DDB produziu um vídeo com o single. Uma versão em português narrada por Pedro Bial, "Filtro Solar", foi lançada em 2003, com um vídeo produzido pela DM9DDB.


Vídeo da versão narrada por Bial: http://www.youtube.com/watch?v=vOkZCop9CUE





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...