"Até o amor de Jonas por outra eu achei lindo. Ele namorava uma garota há oito anos e se dizia completamente apaixonado. E um cara que continua encantado depois de frequentar a família da mulher e ver o cabelo dela sem escova é sempre digno da minha admiração. Já a namorada de Jonas também mostrou ser uma romântica. A garota viajou atrás de um sul-africano que conheceu pela internet e foi nos meus ouvidos que Jonas chorou seu abandono."
E quando no tão esperado primeiro encontro acontece algo bizarro que pode mudar os rumos da futura relação dos dois? E se esse casal, totalmente fora de estereótipos, for formado por dois grandes amigos que se amam secretamente?
São essas indagações que norteiam todo o enredo de Dores, Amores & Assemelhados, o segundo romance da gaúcha Claudia Tajes, autora do sucesso Dez Quase Amores, recentemente adaptado para o teatro. Claudia é dona de uma peculiar forma de narrar, valendo-se de um humor fino, com leves doses de ironia. Inspirada pelas situações do dia-a-dia, a autora procura abordar em seus romances todo o universo que abrange a busca pela felicidade, sempre com o bom humor, o que consequentemente acarreta a empatia dos leitores.
Em Dores, Amores & Assemelhados, as personagens Júlia e Jonas vivem uma amizade aparentemente normal; falando-se diariamente por telefone, constroem uma relação fora do comum; Jonas revela-se um homem frágil após ter sido abandonado pela namorada e Júlia procura mostrar a mulher moderna que é, capaz de ser amiga de um homem sem aparentes segundas intenções.
Só que logo isso muda e o primeiro encontro é marcado, no mesmo dia em que Júlia teve que extrair um dente do siso e com a boca inchada, ficou impossibilitada de falar; como esperava ansiosamente pelo momento em que Jonas a convidaria para sair, não quis desmarcar e nem revelar o probleminha em sua boca. O resultado é que Júlia se mostra uma mulher quieta, monossilábica, bem diferente daquela que Jonas conversava animadamente por telefone. E para piorar, na hora de se despedir, ele faz um pedido bem inusitado para um primeiro encontro.
Com deliciosos diálogos e narrado pelos dois protagonistas, Dores, Amores & Assemelhados vai prender sua atenção do início ao fim, e não se impressione caso você se encante com o jeito meio tímido, romântico e atrapalhado de Jonas ou com todo o estilo despojado e fascinante de Júlia; eles constituem um casal quase perfeito que poderia muito bem ser formado por mim ou por você, já que nessa intensa busca pela felicidade que todos temos, faz parte amar e sofrer, sem perder o bom humor e nem cair na rotina.
Dores, Amores & Assemelhados / Cláudia Tajes: LP&M Editores, Porto Alegre, 4ª Ed., 2008, 148 páginas.
(Resenha de Vinícius Dill S.)
Gostei *-* quero ler!
ResponderExcluirparece um livro gozado HaUhuauHuau massa.
ResponderExcluirParece uma comédia romântica ^.~
ResponderExcluirJá ouvi dizer que os livros da Claudia Tajes são muito bons, pela resenha parece.
ResponderExcluir"E um cara que continua encantado depois de frequentar a família da mulher e ver o cabelo dela sem escova é sempre digno da minha admiração." Eu ri do "ver o cabelo dela sem escova" kkkk parece legal o livro :)
ResponderExcluirAdoro romances, e esse parece ser irônico e engraçado, deve nos arrancar boas risadas.
ResponderExcluirme ajudem aí
ResponderExcluiresse livro tem final ou nao?
Acabei de ler! Simples, leve, de fácil leitura... um ótimo passatempo.
ResponderExcluir