terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Clarice Lispector e sua nova (e surpreendente) popularidade

Falar dessa ucraniana com alma brasileira nos dias atuais deve ser feito com muito cuidado. É por que percebemos claramente o quanto as redes sociais popularizam Lispector nos últimos tempos. Nunca ela foi tão querida e amada pelos seus leitores; essa mesma autora que no passado arrancava arrepios nos estudantes que eram obrigados a estudar sua obra na escola, hoje são as suas famosas frases que causam alvoroço e são motivos de muitos comentários e reproduções no mundo virtual.
Clarice é dona de uma literatura com alto nível de complexidade, isso devido a toda introspecção de suas obras. Um acontecimento banal, algo do cotidiano – como olhar-se no espelho, o quebrar de ovos e a contemplação de um buquê de rosas – na vida de um personagem lispectoriano significa algo muito maior. Um simples fato do dia-a-dia pode fazer com que a personagem comece a refletir e descubra sua alienação e após esse processo, tudo pode mudar na vida dela - ou não - ela pode voltar à estaca zero, conformada com a realidade que a cerca.
Clarice Lispector nasceu na década de 20 e faleceu em 1977; sua produção literária iniciou nos anos 40, até o ano de sua morte. Ou seja, faz mais de 30 anos que a autora nos deixou, mas mesmo assim, sua obra é estudada como Literatura Contemporânea e assim também é considerada, sendo os seus livros classificados como romance moderno.
Talvez seja pelo seu olhar intuitivo em relação ao universo feminino que Clarice Lispector hoje é popular entre as mulheres; elas sempre ocuparam um lugar de destaque nas páginas da autora. Mas Clarice não é vista como uma feminista, uma defensora dos direitos das mulheres; tais personagens não foram mulheres à frente de seu tempo, muitas vezes elas foram caracterizadas como submissas – submissas aos homens e ao ambiente que as domina. Essa última característica pode ser facilmente identificada no romance “A Hora da Estrela” através da personagem Macabéa – uma mulher totalmente conformada com a sua situação miserável e com todos os problemas que o destino coloca em seus caminhos; é dela a famosa frase: “já que sou, o jeito é ser”. Macabéa – durante toda a sua breve vida – não fez esforços para ser a verdadeira estrela do seu destino.
Quem sabe também haja tais equívocos em relação à obra lispectoriana, pois esta ainda não é de domínio público; os livros de Clarice não podem ser digitalizados sem autorização, tampouco disponibilizados de forma gratuita e nem as editoras conseguem comercializá-los a preços mais acessíveis; isso poderá ocorrer somente depois dos 50 anos de falecimento da autora. Deduz-se então que, como os livros de Clarice não são tão acessíveis como os de Machado de Assis, por exemplo (que já é de domínio público há décadas), muitos não têm acesso à obra da autora – já que sabemos o quão escassas são as nossas bibliotecas públicas, infelizmente – e baseiam-se em fontes não muito confiáveis para creditar e divulgar textos sendo dessa autora.
Vejamos um exemplo: há sites que creditam à Clarice a seguinte frase: “Você pode até me empurrar de um penhasco e eu vou dizer: e daí, eu adoro voar!”. Esse estilo da frase não se enquadra com o de Lispector; nossa querida autora é dona de uma literatura mais intimista, simbólica e introspectiva, o que nada tem a ver com a expressão acima citada. Há fontes na internet que declaram que essa frase foi dita pela atriz Bruna Lombardi, outros dizem ser de Kathlen Heloise Pfiffer. Então, como saber ao certo? A resposta é simples: não há como saber, pois não encontramos referências bibliográficas que comprovem a autenticidade da frase sendo de autora X ou Y; a internet é um espaço livre, e pelo menos em nossa realidade, os direitos autorais nunca foram devidamente respeitados na web. Por mais que se confie em uma página virtual, nada se compara com a veracidade de um livro, devidamente publicado, catalogado e registrado.
Essa expressão é só uma de tantas que a todo tempo são divulgadas na rede mundial de computadores, através de ferramentas como e-mail, twitter, Orkut e facebook. A internet, que poderia ser uma verdadeira aliada na disseminação da literatura lispectoriana, hoje se tornou uma grande vilã, espalhando inverdades e deboches referentes à obra dessa escritora genial.
Mas bem sabemos que a internet é atualizada pelas pessoas, a maioria delas são pessoas de bem, que não veem maldade alguma em repassar aquele e-mail com um texto bonito assinado por Clarice Lispector, ou então em retwittar aquela frase legal também creditada à autora; por isso, caso você seja fã das frases e textos que circulam na web como sendo de Lispector, a dica é a seguinte: duvide sempre de tudo o que ler; e pesquise, questione, conheça as obras e procure referências, antes de divulgar e disseminar falsos textos pela internet; quem agradece não sou eu, - um apaixonado admirador da obra dessa mulher -, mas sim o legado de Clarice, que de maneira alguma merece ser vulgarizado e desrespeitado, mais ainda do que já está sendo.

19 comentários:

  1. Pois é, a internet a popularizou tanto que agora TUDO virou de Clarice,qualquer 'eu te amo' é creditado a ela.

    ResponderExcluir
  2. "nada se compara com a veracidade de um livro"
    Isso que as pessoas tem que entender.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que a internet está é "vulgarizando" Clarice.

    ResponderExcluir
  4. O que mais tem são textos e poemas creditados a Clarice na internet. Lamentável.

    ResponderExcluir
  5. O importante é que a obra dela está sendo divulgada, erros todos cometem, mas realmente devemos prestar mais atenção ^^

    Uma das frases mais lindas dos livros dela:
    "Ela acreditava em anjo e, porque acreditava, eles existiam."(A Hora da Estrela)"
    Clarice é demais! Recomndo.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, amo ela. Acho que ninguém jamais escreveu tão bem. Não gostei de A Hora da Estrela e não quis mais ler dela. Aí li Uma Aprendizagem ou O Livros dos Prazeres e me apaixonei. Genial.

    ResponderExcluir
  7. Bom alerta, hoje em dia ninguém se preocupa com fontes, ainda não li nada de Clarice, mas pelas frases que vejo, ela parece ser ótima.

    ResponderExcluir
  8. Interessante seria saber se as pessoas realmente leem e apreciam a obra de Clarice, ou só curtem essas frases soltas que vemos a todo instante. Como o autor do blog fala, são obras relativamente complexas. Mas, acho boa essa "explosão lispectoriana" pois é mais uma maneira de as pessoas conhecerem e se interessarem pela Clarice. Confesso eu que só li um livro dessa autora.

    ResponderExcluir
  9. "duvide sempre de tudo o que ler; e pesquise, questione, conheça as obras e procure referências, antes de divulgar e disseminar falsos textos pela internet." - Disse tudo.

    ResponderExcluir
  10. "O verdadeiro pensamento parece sem autor." Clarice em Água Viva

    ResponderExcluir
  11. Nunca encontrei um livro dela e sou louca pra ler "A hora da estrela". Acho as citações incríveis, ela era incrível!
    Adorei o post, bjs

    ResponderExcluir
  12. Existem muitos mitos sobre Clarice, creio que toda essa introspecção nomeada a ela não seja de seu todo verdade. Sim, é uma super escritora e suas obras são um hiato entre tantas existentes, porém, ao ler qualquer obra, não é preciso ler e entender o que tal autor sentia no momento, mas sim o que ele escreveu faz você sentir, e os textos de Clarice funciona muito bem nessa parte. Sobre a internet, ela apenas esta fazendo o que a sociedade vive, é um reflexo, estamos na fase da saturação, por isso há tanta "autoria" indevida e arte que de arte nada tem... penso ser uma fase que ira perdurar e que tende apenas a crescer... infelizmente.

    ResponderExcluir
  13. Porque não citar Clarice Lispector ? Não seria esse um incentivo para as pessoas lerem suas obras? Pelamordedeus, tem gente que twitta o que comeu no almoço, sendo assim não vejo mal nenhum em citar frases da Clarice Lispector que nos levam a refletir e é muito mais contrutivo do que qualqur almoço desses.. cultura nunca é demais. Não existe porque não compartilhar esse tipo de coisa.

    ResponderExcluir
  14. Tenho 2 livros da Clarice (Água viva e uma aprendizagem ou o livro dos prazeres). Não é muito fácil achar livros da Clarice a venda, esses eu ganhei de presente. Mas enfim, é isso mesmo, muitas pessoas colocam citações dela e muitas vezes creditam como (Clarisse Lispector) o que é doloroso de se ver. A internet promove a integração social e literária, mas ao mesmo tempo faz com que não seja necessário sentar e pegar um livro.

    ResponderExcluir
  15. Mesmo sendo pouco comum as pessoas gostarem de ler Clarice, por seu vocabulário difícil e até um tanto rebuscado, as suas frases soltas e textículos têm mesmo ganhado popularidade na internet. Mas é sempre bom ter seus textos e citações em nossos olhos, porque Clarice além de ter seu ar romântico, tem classe e nos faz enriquecer o vocabulário, e tudo isso com diversão, sim, porque Clarice sabe ser divertida também. :)

    ResponderExcluir
  16. Realmente a questão da fonte de citação ser algo questionável é muito delicado, já me deparei com citações extremamente 'xulas' como Freud! (avisei a pessoa que twittou isso, e adivinha? nào obtive resposta e o tweet não foi apagado, ou seja, algumas pessoas ainda levaram aquilo a sério).

    Bom, quanto a mova 'popularidade' da Clarice, vejo um lado como positivo: o fato dessa nova exposição em meios sociais - muitas pessoas que nem a conheciam hoje se identificam com ela e buscam se informar mais, ou seja, é um estímulo a cultura.

    Ótimo post.

    ResponderExcluir
  17. Acontece agora com Clarice, o mesmo que aconteceu com os textos de Caio F. Abreu. Não é feio nem errado que as pessoas queiram publicar frases desses grandes autores, feio é que muitas vezes leiam essas frases de maneira superficial e não entendam seu conteúdo.

    ResponderExcluir
  18. Infelizmente este tipo de coisa é frequente na internet,(particularmente nas redes sociais) não é só com a nossa amada Clarice. Outro dia li uma frase creditada erronêamente a Vinicius de Moraes; o mesmo acontece com Fernando Pessoa e até com Arnaldo Jabor (entre outros tantos).
    Para mim já é algo sem controle. :(

    ResponderExcluir
  19. nós, leitores de Clarice e amantes de sua obra, não iremos nos deixar levar pela vulgaridade da internet. Por isso sempre deu créditos a livros!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...