segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Dores, Amores & Assemelhados | Claudia Tajes


"Até o amor de Jonas por outra eu achei lindo. Ele namorava uma garota há oito anos e se dizia completamente apaixonado. E um cara que continua encantado depois de frequentar a família da mulher e ver o cabelo dela sem escova é sempre digno da minha admiração. Já a namorada de Jonas também mostrou ser uma romântica. A garota viajou atrás de um sul-africano que conheceu pela internet e foi nos meus ouvidos que Jonas chorou seu abandono."




E quando no tão esperado primeiro encontro acontece algo bizarro que pode mudar os rumos da futura relação dos dois? E se esse casal, totalmente fora de estereótipos, for formado por dois grandes amigos que se amam secretamente?
São essas indagações que norteiam todo o enredo de Dores, Amores & Assemelhados, o segundo romance da gaúcha Claudia Tajes, autora do sucesso Dez Quase Amores, recentemente adaptado para o teatro. Claudia é dona de uma peculiar forma de narrar, valendo-se de um humor fino, com leves doses de ironia. Inspirada pelas situações do dia-a-dia, a autora procura abordar em seus romances todo o universo que abrange a busca pela felicidade, sempre com o bom humor, o que consequentemente acarreta a empatia dos leitores.
Em Dores, Amores & Assemelhados, as personagens Júlia e Jonas vivem uma amizade aparentemente normal; falando-se diariamente por telefone, constroem uma relação fora do comum; Jonas revela-se um homem frágil após ter sido abandonado pela namorada e Júlia procura mostrar a mulher moderna que é, capaz de ser amiga de um homem sem aparentes segundas intenções.
Só que logo isso muda e o primeiro encontro é marcado, no mesmo dia em que Júlia teve que extrair um dente do siso e com a boca inchada, ficou impossibilitada de falar; como esperava ansiosamente pelo momento em que Jonas a convidaria para sair, não quis desmarcar e nem revelar o probleminha em sua boca. O resultado é que Júlia se mostra uma mulher quieta, monossilábica, bem diferente daquela que Jonas conversava animadamente por telefone. E para piorar, na hora de se despedir, ele faz um pedido bem inusitado para um primeiro encontro.
Com deliciosos diálogos e narrado pelos dois protagonistas, Dores, Amores & Assemelhados vai prender sua atenção do início ao fim, e não se impressione caso você se encante com o jeito meio tímido, romântico e atrapalhado de Jonas ou com todo o estilo despojado e fascinante de Júlia; eles constituem um casal quase perfeito que poderia muito bem ser formado por mim ou por você, já que nessa intensa busca pela felicidade que todos temos, faz parte amar e sofrer, sem perder o bom humor e nem cair na rotina.

Dores, Amores & Assemelhados / Cláudia Tajes: LP&M Editores, Porto Alegre, 4ª Ed., 2008, 148 páginas.

(Resenha de Vinícius Dill S.)


8 comentários:

  1. parece um livro gozado HaUhuauHuau massa.

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi dizer que os livros da Claudia Tajes são muito bons, pela resenha parece.

    ResponderExcluir
  3. "E um cara que continua encantado depois de frequentar a família da mulher e ver o cabelo dela sem escova é sempre digno da minha admiração." Eu ri do "ver o cabelo dela sem escova" kkkk parece legal o livro :)

    ResponderExcluir
  4. Adoro romances, e esse parece ser irônico e engraçado, deve nos arrancar boas risadas.

    ResponderExcluir
  5. me ajudem aí

    esse livro tem final ou nao?

    ResponderExcluir
  6. Acabei de ler! Simples, leve, de fácil leitura... um ótimo passatempo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...