sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Fora de mim | Martha Medeiros

“Passei a ocupar meus dias pensando sobre o que, afinal, é isso que todo mundo enche a boca para chamar de amor, como se fosse algo simplificado: defina em meia dúzia de frases, é fácil querida.
É fácil? Pois a querida não entende como uma palavrinha tão simples formada por apenas duas vogais e duas consoantes pode absorver um universo de sensações contraditórias, diabólicas, insensatas, incandescentes e intraduzíveis. O que é amor? Já tentei explicar a mim mesma e, por mais que tente, jamais conseguirei atingir e essência dessa anarquia que dispensa palavras.”

Esse é um dos muitos trechos marcantes do livro que venho apresentar hoje para vocês. Trata-se do “Fora de mim”, de autoria da renomada escritora gaúcha Martha Medeiros. Ela, que se revelou como expoente da poesia brasileira no final dos anos 80, ganhou popularidade nacional como cronista dos jornais Zero Hora e O Globo, e recentemente com o sucesso estrondoso do romance Divã, adaptado para o teatro e para o cinema.
Fora de Mim foi lançado durante a 56ª Feira do Livro de Porto Alegre, a maior feira do livro a céu aberto da América Latina, e de cara, foi o segundo livro mais vendido de todo evento.
É uma história aparentemente simples, de uma mulher sem nome, que poderia muito bem ser qualquer uma, ou então ser somente mais uma em meio a tantas que sofrem por uma desilusão amorosa. Poderia, mas graças ao inconfundível jeito de narrar de Martha Medeiros, não é. A narradora-personagem o tempo todo tece uma carta ao seu grande amor, seu ex-marido, o seu verdadeiro carrasco nessa guerra de sentimentos que foi o relacionamento entre os dois. Através dessa personagem, Martha Medeiros mais uma vez consegue adentrar profundamente na alma feminina, revelando-a cheia de contradições, de pontos fortes, fracos, incoerentes e intensamente sentimentais; ela lê de forma surpreendente tudo o que uma decepção amorosa pode ocasionar em uma mulher. Aos poucos, a narradora-personagem vai introduzindo elementos que norteiam a visão dos leitores em relação à sua conturbada vida, e esta vai tomando rumos muito surpreendentes. Irão fazer parte também de toda essa trama o simpático homem que ela cumprimentava todas as manhãs no parque, mas que sequer sabia seu nome, e também a atual esposa do seu ex, que, contrariando o óbvio, não se tornará sua inimiga.
Fora de mim sem dúvida vai te deixar fora de si.

Fora de mim / Martha Medeiros. – Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2010. 131 páginas.



Resenha de Vinícius Dill Soares.



12 comentários:

  1. Ótima resenha, o livro deve ser melhor ainda. Com certeza lerei, Martha Medeiros é muito boa.

    ResponderExcluir
  2. Amei, os livros da Martha são demais mesmo *-*

    ResponderExcluir
  3. Martha *-* Amo todos os livros e textos dela.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha, e que bom que vcs tem um novo redator, quero ver cada vez mais atualizações aqui hein? ;)

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho o livro. *.* Amo ele! Mto, mto bom msm. Sou fã da Martha Medeiros msm. :)

    ResponderExcluir
  6. Martha e Clarice são as que melhor entendem o universo feminino. Com certeza!

    ResponderExcluir
  7. valdiasribeiro@yahoo.com.br12 de fevereiro de 2011 às 09:50

    Sou sua fã Martha.......

    ResponderExcluir
  8. Amei o blog, acabo de me tornar seguidora.
    Agora, vou procurar comprar esse livro, fiquei extremamente interessada em lê-lo. *-*

    ResponderExcluir
  9. Que resenha maravilhosa, fiquei super afim de ler esse livro. Conheci o blog a alguns minutos, me tornei seguidora!
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Uma das melhores escritoras que eu já conheci!Ela é simplesmente perfeita!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...