sábado, 26 de fevereiro de 2011

Ken Follet | Os Pilares da Terra


Ao começar a resenha de “Os Pilares da Terra”, fiquei pensando por qual tópico iniciaria meus comentários...bom, decidi pelo aspecto mais interessante de qualquer obra de Ken Follett: A sua impressionante capacidade de remeter o leitor exatamente pro período histórico que ele deseja. Na citada obra, comprova-se uma famosa frase citada por ele, quando perguntado sobre “o gosto por escrever livros de entretenimento”, onde o mesmo respondeu: “O principal desafio para um escritor de ficção, é criar um mundo imaginário e então arrastar o leitor para lá. E é isso que eu gosto de fazer”. E foi exatamente o que aconteceu comigo quando li “Os Pilares da Terra”.
A história se passa no interior da Inglaterra do século XII, durante a construção de uma catedral gótica e os vários personagens envolvidos direta e indiretamente na construção da mesma. Durante essa construção (que dura duas gerações), personagens encontram-se (e desencontram-se) numa história repleta de acontecimentos que, se não fosse a documentação histórica de fatos ocorridos naquela época para mostrar veracidade, poderiam nos parecer inverossímeis.
 Miséria, perseguições da igreja, estupro, luta pela sobrevivência, bruxaria, ódio, vingança, desejo, erotismo, paixão e amor, são alguns poucos ingredientes que preenchem essa grandiosa narrativa. É um daqueles livros que, quando estamos lendo, contraímos o rosto, de acordo com a situação que está ocorrendo na página. E quando não o estamos lendo, ele nos ocupa os recônditos da memória. Isso porque, diferentemente de outras obras, em “Os Pilares da Terra”, nos envolvemos na história como um “todo”, não somente na expectativa de descobrir um “final”, mas sim de querer saber sempre mais, de um meio, que conduz a um BELÍSSIMO fim. Um livro que está longe de possuir um ritmo a la “O Código da Vinci”, pois sua magnitude está  justamente em conduzir o leitor, pelas mãos, a um tempo e um lugar impressionantes. E o que se tira disso tudo????
Basta ler para saber....

“Os Pilares da Terra” – Follett, Ken – Editora Rocco

Resenha por Flávia Pires

11 comentários:

  1. Amo ficção. E esse livro parece ser o máximo!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha, vou ler esse livro com certeza.

    ResponderExcluir
  3. Depois tem que postar uma resenha do não menos interessante "Mundo Sem Fim", do mesmo autor. Muito bom livro!!

    ResponderExcluir
  4. Todos os livros de Ken Follett são demais recomendos todos á todos!

    ResponderExcluir
  5. Tanto o livro quanto a minissérie de Ken Follet é uma verdadeira obra prima, leva o leitor da raiva aos encantos do amor, do ódio a purificação, isto é uma verdadeira obra prima...

    ResponderExcluir
  6. Tanto o livro quanto a minissérie de Ken Follet é uma verdadeira obra prima, leva o leitor da raiva aos encantos do amor, do ódio a purificação, isto é uma verdadeira obra prima...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...