quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Para viver com poesia | Mario Quintana

“O que eles chamam de nossos defeitos é o que nós temos de diferente deles.”

“Sorri com tranquilidade | Quando alguém te calunia. | Quem sabe o que não seria | Se ele te dissesse a verdade.”

“Há noites em que não posso dormir de remorsos por tudo o que deixei de cometer.”


São frases como essas que compõem o livro que venho apresentar hoje a vocês. Para viver com poesia, selecionado e organizado pelo jornalista e escritor Márcio Vassalo, reúne uma coletânea de pensamentos do querido e eterno Mario Quintana, o poeta dos Quintanares. Para editar essa obra, Vassalo releu toda a obra de Quintana, selecionou as frases e as dividiu em assuntos: para olhar por outro ângulo, para levar a infância a sério, para despertar a fantasia, para ver com olhos de primeira vez, para perceber a arte, para chegar mais perto dos poetas, para notar diferenças, para alimentar mistério, para reparar, para mirar no espelho, para encarar, para seguir em frente, para ler em boa companhia, para clarear sentimento, para provocar inquietude, para amansar o coração, para dar corda na preguiça, para suspeitar, para aproveitar o percurso e finalmente, para viver com poesia – seção essa que dá nome ao livro.
São pequenas frases, algumas carregadas de humor, que reproduzem muito bem toda a poética multifacetada desse grande escritor, repleta de traços ora românticos, ora realistas ou modernistas, mas sempre com muita criatividade e desenvoltura para falar de coisas simples, além, é claro, de sua peculiar pitadinha de ironia e nostalgia.
Para viver com poesia é aquele livro que você jamais vai ler apenas uma vez; vai deixá-lo sempre ao alcance dos olhos e folhear toda vez que sentir a necessidade de um pouquinho de arte, seja para se acalmar, para passar o tempo ou então para sonhar. Pode ser também uma excelente opção de presente para pessoas queridas e principalmente sensíveis.

Para viver com poesia | Mario Quintana: Editora Globo, São Paulo, 3ª reimpressão, 2007, 118 páginas.



Resenha de Vinicius Dill S.

8 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...